Faça requeijão cremoso sem dificuldades!
Seja criativo e aproveite a receita para dar sabor a outros pratos como pães, petiscos e massas.
REQUEIJÃO CREMOSO CASEIRO - COAGULAÇÃO NATURAL
O requeijão cremoso ou Requeijão pastoso é o mais consumido no Brasil, além de ser produto de exportação nacional. Abaixo descreveremos o modo de produzí-lo de maneira muito prática e simples, mas optamos nesta receita utilizar o Sal Fundente R9 da Rica Nata. É possível fazer requeijão sem este ingrediente, mas com o uso de sal fundente o processo de produção fica bem mais fácil.
Ingredientes 10 litros de leite 10 gramas de sal fundente¹* R9 para requeijão cremoso da Rica Nata. 10 gramas de sal de cozinha 100 ml de creme de leite sem soro
Modo de preparo Aqueça o leite até uns 37ºC e deixe-o coagulando naturalmente. No dia seguinte, após formar a coalhada, aqueça esta coalhada até a temperatura máxima de 60ºC, mexa lentamente de vez em quando durante o aquecimento, para que o soro saia mais facilmente. Quando notar uma boa expulsão do soro, retire-o da massa, escorrendo-a numa peneira fina ou num saco de pano de algodão. Retorne a massa para a vasilha e junte água na quantidade igual ao dobro da massa obtida. Misture por algum tempo e depois escorra a massa novamente. Repita esta lavagem umas 2 (duas) vezes: a terceira vez lavando a massa, use leite desnatado e aqueça até soltar o soro que ficou. Use uma peneira para escorrer bem a massa tentando retirar o máximo possível do soro. Na vasilha onde se fará o cozimento inicie um lento aquecimento da massa, sob agitação constante. Durante este aquecimento, adicione o sal fundente para requeijão cremoso, com uso de 1% a 1,5% sobre o volume de massa (20 a 30 gramas de fundente em 2 quilos de massa). Adicione também o creme de leite aos poucos para ajudar a fundir. Adicione o sal de cozinha e continue o aquecimento²*. Adicione mais creme quando for preciso até dar o ponto desejado. A agitação da massa deverá ser constante. O ponto do requeijão³* é quando a massa estiver toda cozida, sem grumos, elástica e cremosa, pare o aquecimento e embale em vasilhas, fôrmas ou caixas.
1* Sal fundente Rica Nata é opcional. Ele ajuda muito na fusão da massa. 2* A temperatura deste aquecimento poderá chegar até 85ºC. 3* O ponto do requeijão cremoso é dado desta forma: pegue um pouco do requeijão e coloque dentro de um copo e leva para resfriar o mais rápido possível, de preferência em banho maria gelado. Quando estiver gelado dentro do copo tire o ponto com uma faca e veja se ficou na consistência desejada, própria para passar no pão ou torrada.