MENU
logo
QUAIS SÃO OS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL PARA O SETOR DE LATICÍNIO?

 
EPI


 

OS EPI's como o próprio nome indica são acessórios que irão preservar a saúde e integridade física do trabalhador, para o ramo alimentício também se trata de uma adoção à práticas de higiene.

Os principais equipamentos de proteção individual de laticínios são:

Equipamento de proteção individual para queijeiros
Foto registrada no curso de queijo de 2005 na
antiga sede da Rica Nata.
  • Roupa protetora branca - Jaleco e calça em Tergal ou Oxford;
  • Bota de PVC Branca com solado antiderrapante, forro interno e material flexível;
  • Máscara para boca e nariz - descartáveis;
  • Toucas - o ideal é que sejam descartáveis;
  • Luvas.
 
As pessoas responsáveis pela manipulação do queijo deverão utilizar do equipamento de proteção durante todo o período de trabalho, reduzindo qualquer risco ou ameaça à segurança do trabalhador. As vestimentas do queijeiro tem a função de proteger contra as variações de temperatura, cortes e ferimentos, contato com produtos químicos, queimaduras, acidentes, entre outros.
 
As boas práticas de higiene são fundamentais para o ambiente, seja ele de trabalho ou não. Quando o assunto é alimentação, os cuidados com higiene estão em um dos principais tópicos, cada vez mais se atende a um público exigente e se é cobrado com maior rigor por meio de fiscalizações. É importante ressaltar que no ramo alimentício os equipamentos de proteção individual também irão garantir a qualidade do seu produto. No setor laticinista, este processo de vistoria de qualidade inicia-se desde a ordenha para garantia de um leite bom com um número mínimo possível de bactérias, observando-se a sanidade do animal e todo material a entrar em contato com o leite antes e após a ordenha, e, ao tratamento que este leite receberá ao ser recepcionado e filtrado, o seu resfriamento e também pasteurização, além do processo de padronização e clarificação do leite a fim de melhorar e padronizar a qualidade do produto final, portanto, todos os demais processos podem sofrer alto impacto se a pessoa que trabalha na manipulação dos queijos não se preocupar com os equipamentos de proteção individual que auxiliarão na preservarção do produto a fim de que não sejam contaminados.

Todo EPI de uso diário deve estar sempre limpo!

Botas e luvas deverão ser higienizadas com solução cloradas e as máscaras e toucas deverão ser descartadas após o uso.

Toda empresa tem por função o fornecimento de todos os EPI's aos seus colaboradores e de forma gratuita. Os colaboradores deverão ser orientados sobre o uso e preservação dos equipamentos, aqueles que forem perdidos ou danificados deverão ser substituídos imediatamente.
Os EPI's precisam estar em boas condições de uso e em conformidade com as determinações do Ministério do Trabalho segundo norma técnica NR 6.


 
Curso se Queijo 2021
Curso de Queijo realizado na sede atual da Rica em Agosto de 2021.


 
Tecnologia
iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtual
Plataforma de E-commerce para criar loja virtual