O mundo hoje celebra a importância da mulher comemorando o Dia Internacional da Mulher. A data vem homenagear a mulher, uma pessoa guerreira, lutadora, persistente, dócil e suave.
Tudo isto já sabemos, mas o que pensa a empresa Rica Nata sobre as mulheres?
Quem irá nos responder esta pergunta será Marco Antônio Cruvinel de Lemos Couto, sócio fundador da Rica Nata. O que ele e a empresa pensam sobre a figura feminina na Rica Nata?
1. Marco Antônio, sabemos que a empresa foi fundada por você e sua esposa, Simone M. Andrade Couto, o que levou a associação do casal para o mundo dos negócios?
Marco Antônio - Eu tinha uma ideia e tinha experiencia no assunto, criei e produzi, e a Simone fazia grande parte das vendas, além de administração, contábil, implantando os controles, enfim, fazia de tudo, como são todas as mulheres. Ela entrou com a administração e contábil/financeiro. Anos mais tarde formou em Marketing digital.
2. Qual o papel real da Simone na empresa?
Marco Antônio - A Simone dá o equilíbrio, sobriedade nas decisões e principalmente na operação da empresa. O operacional da empresa é muito difícil, pois você deve estar por dentro de todos os setores e etapas em detalhes, além de ter que tomar decisões imediatas, pois tudo está acontecendo rápido, e a Simone é a que mais conhece toda operação.
3. Que perspectiva você tem sobre o quadro de clientes feminino da empresa?
Marco Antônio - Hoje mais de 45% de nossos clientes são mulheres, isto mostra claramente a presença da mulher na indústria e a mulher no agro brasileiro.
4. Quais são as suas observações quanto ao desempenho das mulheres da equipe da Rica Nata?
Marco Antônio - É tão importante que me arrisco a dizer que grande parte de nossa personalidade é feminina. Um total de 85% de nossos colaboradores.
Elas dominam 100% de alguns setores, como TI, marketing, vendas, logísticas, contábil, financeiro, sem falar que a gestora principal é mulher.
E por fim, o próprio gênero do nome é feminino, Rica Nata.
5. Quais valores ou qualidades as mulheres têm que é importante no sucesso da Rica nata?
Marco Antônio - Falar de qualidades não é fácil, pois ela é relativa. Por exemplo, a mulher consegue ouvir ou fazer 10 coisas simultaneamente, sendo bom, mas também pode ser confundido como dispersão de foco por partes dos homens.
Mas com certeza a mulher dá suavidade nas negociações, sem deixar de ser dura e focada nos propósitos.
Ela consegue ver detalhes que muitas vezes tem a ver com qualidade, que é um pilar da Rica Nata.
É muito mais persistente nas negociações que os homens. Tenta resolver detalhes, que talvez passaria despercebido, que no final traz elogios para a empresa como uma empresa atenciosa e dedicada a entregar solução e qualidade.
As meninas do setor contábil e financeiro é o lugar perfeito para elas, sendo muito organizadas de forma geral.
Nunca tivemos vendedores, nos 23 anos da Rica Nata, tivemos somente vendedoras.
Poderia ficar aqui citando dezenas de situações de sucesso, em que a mulher tem grande parte da conquista.
Com a entrevista acima podemos perceber que sem as mulheres, sejam elas clientes ou colaboradoras, talvez a Rica Nata não existisse com o mesmo formato.
Podemos disser que os nossos valores, nossa missão, nosso objetivo, nosso sucesso e crescimento necessariamente passa pelo trabalho feminino, assim, o grupo composto pela Rica Nata, Ciência do leite e o Curso de Queijo parabeniza a todas as mulheres do mundo do leite e seus derivados!