Produto adicionado com sucesso!
Produto removido!
Famoso em todo o país mas tendo seu foco principal de fabricantes e produtores no nordeste, o queijo coalho é um dos queijos preferidos pela população brasileira. Não só nas praias, nos espetinhos e no churrasco do final de semana, essa delícia ganhou espaço em receitas de grandes nomes da culinária e compõe pratos incrivelmente deliciosos.

Super rico em vitaminas, cálcio e proteínas, o queijo coalho por um lado é muito benéfico à saúde, auxiliando no combate a ataques cardíacos, tromboses, osteoporose e derrames. Por outro, pode não ser o queijo ideal para dietas que visam o emagrecimento ou a melhora na queda do colesterol. Isso porque o queijo coalho possui um alto índice de gordura saturada, fique atento aos exames ou as medidas extras indesejadas.

Como todo alimento, deve ser fabricado seguindo as instruções de higiene e sendo armazenados corretamente. Caso contrário, existe o grande risco de desenvolver uma intoxicação alimentar que pode fatalmente levar a outros problemas. Por isso, sempre tome cuidado com vendedores ambulantes e verifique sempre a procedência do queijo coalho vendido.

Agora que você já sabe dos prós e contras do queijo coalho, é bem possível que tenha despertado aquela vontade de sentir o sabor, não é? Trouxemos a receita para você que sempre se perguntou como fazer queijo coalho.

Deu água na boca? Confira!

INGREDIENTES:

 
COMO FAZER O QUEIJO COALHO:

Primeiramente, é muito importante usar um leite de boa qualidade.

Esquente o leite a 65ºC e deixe por 30 minutos. Depois, resfrie para 35ºC.
Adicione o cloreto de cálcio e mexa bem. Coloque o coagulante previamente dissolvido em água, mexendo por 2 minutos. Posteriormente, reserve de 30 a 40 minutos em repouso.

Corte a massa com uma faca grande, fracionando a coalhada em grãos de 1cm.
Deixar os grãos em repouso por 2 minutos, para que adquiram firmeza. Continue a mexedura, em baixa velocidade, por 10 minutos. Após este tempo, retire 3 litros de soro e aqueça até a massa atingir 45ºC. Mexa mais 10 minutos até o ponto. Observe o ponto em que os grãos se apresentam consistentes, individualizados, com brilho e que, por serem mais densos, submergem; nesse momento pare a mexedura, pois a massa atingiu o ponto adequado; espere que a mesma vá ao fundo da panela ou outro recipiente, fazendo a dessoragem completa.

Adicione o sal neste momento e misture na massa, mexa bem e deixe em repouso por mais 5 minutos. Depois, coloque esta massa na forma e faça a prensagem. Deixe prensando por 1 hora de um lado depois vire o queijo e prense mais 1 hora do outro lado. Embale os queijos em sacos plásticos e o consuma no prazo de até 3 semanas.

Atenção: como citado no artigo, observe sempre a procedência dos alimentos caso não opte pelos indicados acima.

Depois de fazer essa receita de queijo coalho, não deixe de nos contar como foi a sua experiência e como o sabor ficou.
 
Tecnologia iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtualPlataforma de E-commerce