MENU
logo
De origem holandesa, o queijo edam tem um sabor deliciosamente peculiar. Um pouco picante e bem salgado, ele compõe a mesa de brasileiros principalmente em datas festivas como Natal e Ano Novo. Normalmente, são fabricados em formato de bolas, mas podem ser encontrados facilmente em formato de pães ou achatados.

É bom saber que atualmente, existem dois tipos de queijo edam. O que leva o nome de queijo edam (que seria um queijo genérico) é liberado para ser fabricado em qualquer parte do mundo. Já o outro, de nome protegido, só pode ser feito na Holanda seguindo rígidas instruções de fabricação e manuseio.

Se você gosta do sabor do queijo edam, deve se perguntar como ele é produzido e qual o segredo por trás da casca as vezes levemente colorida, as vezes bem avermelhada. Reunimos aqui, as informações completas sobre como o queijo edam é feito e detalhes sobre como armazená-lo.

A PRODUÇÃO DO QUEIJO EDAM

Feito com leite de vaca pasteurizado parcialmente desnatado, ele deve ser aquecido a 30ºC para que as bactérias sejam adicionadas. Depois, é acrescentado o coalho para criar a massa coalhada. A massa é cortada em pedaços pequenos, aquecida a 40ºC, drenada do soro de leite, moldada e prensada em pequenas bolas e salgada. Deve ser amadurecida a 10ºC.

Chamados de Baby Edams, os queijos que pesam menos de 2kg devem ser consumidos dentro de semanas após serem produzidos. Isso porque, quando jovem, o queijo edam tem uma textura macia e com um sabor leve que lembra castanhas.

Queijos edam maiores, são consumidos após envelhecidos para que desenvolvam um sabor mais típico e seco. Eles costumam ser mais salgados também.

Ao serem exportados para fora dos Países Baixos, o queijo edam é envolvido com um revestimento de cera vermelha brilhante, podendo também ser encontrado com ceras amarelas. Essa cera era adicionada para ajudar a preservar o queijo e prevenir que seja desenvolvido o mofo na superfície.

Esse propósito ainda é o principal, mas junto a ele temos um adicional que é usado para o comércio do queijo, dando-lhe uma aparência mais bonita e de vitrine no balcão de queijos.

COMO ARMAZENAR O QUEIJO EDAM

É aconselhado manter o queijo edam embrulhado em FILME PLÁSTICO na geladeira. Sempre mantenha o revestimento de cera nas superfícies que não forem utilizadas.

Lembrando que, o queijo edam pode ser congelado como a grande maioria.

Não se esqueça de sempre remover a camada de cera quando for consumir o queijo edam pois ela não é comestível!

Gostou de saber mais sobre essa iguaria? Acompanhe o nosso blog para mais conteúdos como este!
 
Tecnologia
iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtual
Plataforma de E-commerce para criar loja virtual