Produto adicionado com sucesso!
Produto removido!

QUAIS SÃO OS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL PARA O SETOR DE LATICÍNIO?


EPI

OS EPI's como o próprio nome indica são acessórios que irão preservar a saúde e integridade física do trabalhador, para o ramo alimentício também se trata de uma adoção à práticas de higiene.


Os principais equipamentos de proteção individual de laticínios são:Foto registrada no curso de queijo de 2005 na antiga sede da Rica Nata.

Roupa protetora branca - Jaleco e calça em Tergal ou Oxford;

Bota de PVC Branca com solado antiderrapante, forro interno e material flexível;

Máscara para boca e nariz - descartáveis;

Toucas - o ideal é que sejam descartáveis;

Luvas.



As pessoas responsáveis pela manipulação do queijo deverão utilizar do equipamento de proteção durante todo o período de trabalho, reduzindo qualquer risco ou ameaça à segurança do trabalhador. As vestimentas do queijeiro tem a função de proteger contra as variações de temperatura, cortes e ferimentos, contato com produtos químicos, queimaduras, acidentes, entre outros.

As boas práticas de higiene são fundamentais para o ambiente, seja ele de trabalho ou não. Quando o assunto é alimentação, os cuidados com higiene estão em um dos principais tópicos, cada vez mais se atende a um público exigente e se é cobrado com maior rigor por meio de fiscalizações. É importante ressaltar que no ramo alimentício os equipamentos de proteção individual também irão garantir a qualidade do seu produto. No setor laticinista, este processo de vistoria de qualidade inicia-se desde a ordenha para garantia de um leite bom com um número mínimo possível de bactérias, observando-se a sanidade do animal e todo material a entrar em contato com o leite antes e após a ordenha, e, ao tratamento que este leite receberá ao ser recepcionado e filtrado, o seu resfriamento e também pasteurização, além do processo de padronização e clarificação do leite a fim de melhorar e padronizar a qualidade do produto final, portanto, todos os demais processos podem sofrer alto impacto se a pessoa que trabalha na manipulação dos queijos não se preocupar com os equipamentos de proteção individual que auxiliarão na preservarção do produto a fim de que não sejam contaminados.
Todo EPI de uso diário deve estar sempre limpo!
Botas e luvas deverão ser higienizadas com solução cloradas e as máscaras e toucas deverão ser descartadas após o uso.
Toda empresa tem por função o fornecimento de todos os EPI's aos seus colaboradores e de forma gratuita. Os colaboradores deverão ser orientados sobre o uso e preservação dos equipamentos, aqueles que forem perdidos ou danificados deverão ser substituídos imediatamente.
Os EPI's precisam estar em boas condições de uso e em conformidade com as determinações do Ministério do Trabalho segundo norma técnica NR 6.



Curso de Queijo realizado na sede atual da Rica em Agosto de 2021.

Tecnologia iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtualPlataforma de E-commerce