logo
MENU
O queijo é o ingrediente que os brasileiros mais adoram para refeições simples como café da manhã e café da tarde. Ele é famoso por ser a iguaria principal em várias receitas salgadas ou doces.

Comumente encontrado em supermercados, padarias, mercearias ou casas de laticínios, ainda vemos pessoas que optam por fazer essa delícia em casa, o famoso: queijo caseiro!

Para os amantes de cozinha e culinária, não existe nada melhor do que se dedicar naquela receita e aguardar a expectativa para vê-la pronta, sentir o seu sabor. Com o queijo caseiro não é diferente! Entretanto, quando falamos em fabricar um queijo no interior de nossas casas, é preciso salientar os cuidados para tal.

É de extrema importância estudar os hábitos de higiene para a prevenção de intoxicações alimentares e problemas maiores desencadeados por ela. Por isso, reunimos neste artigo algumas informações importantes de higiene para se fazer o queijo caseiro! Continue lendo!

1. Higiene Pessoal é imprescindível!

Para fazer um bom queijo caseiro, é sempre muito importante prezar pela limpeza dos alimentos e começamos pela pessoa que vai misturar os ingredientes, manusear a massa e qualquer outro procedimento necessário.

Use roupas apropriadas e que não correm o risco de contaminar o queijo, lave bem as mãos e de preferência, use luvas. As toucas são importantes para manter os fios longe dos ingredientes.

2. Local sempre limpo!

O local onde for feito o queijo caseiro deve ser sempre limpo adequadamente e com frequência, a fim de evitar qualquer contaminação dos alimentos. Produtos ideais para a esterilização devem ser utilizados para eliminar resíduos de sujeira ou restos de alimentos de alguma outra receita.

3. Instrumentos devem ser igualmente limpos!

Além do local, os instrumentos usados para fazer o queijo caseiro devem ser limpos igualmente, senão, mais rigorosamente! Evite deixar restos de comida ou até mesmo produtos de limpeza nas louças utilizadas. Isso é importante para evitar que o alimento seja afetado por químicos.

4. O ambiente para armazenar!

O queijo caseiro, seja ele qual for (tipos), deve ser mantido na temperatura adequada indicada na receita. Isso evita que o alimento estrague, muitas vezes sem indícios, e que alguma pessoa o ingira sem conhecimento.

Mantenha o local de armazenamento limpo e seco.

5. Tempo para consumo!

Depois que o queijo caseiro estiver pronto, verifique nas instruções da receita quanto tempo ele tem para ser consumido por completo ou armazenado. Assim, você pode deixar etiquetado a data de validade daquele alimento.

Sabemos que produzir um queijo caseiro nem sempre é fácil ou rápido como muitos gostariam, mas o final sempre supera as expectativas!

Com essas dicas de cuidados para fazer o seu queijo caseiro, é impossível não ter somente resultados bons! Escolha a receita do seu queijo preferido, fique atento aos cuidados para a fabricação e nos conte como foi a sua experiência!
 
Tecnologia
iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtual
Plataforma de E-commerce para criar loja virtual