logo
MENU
O queijo prato é um ingrediente muito presente nas mesas de café da manhã e pratos tradicionais dos brasileiros. O seu sabor suave e massa macia complementam nossas receitas de uma maneira única e por isso, o Brasil é um dos maiores consumidores dessa delícia.

Nascido na Dinamarca, atualmente, o queijo prato é fabricado em todo o país com a tecnologia adequada aos fatores regionais. Normalmente, é produzido em formato retangular com crosta fina e cor amarela mas pode ser fabricado de diversas maneiras.

Se você é fã dessa iguaria deliciosa, preparamos aqui o passo a passo para fazer um queijo prato caseiro que vai deixar suas receitas ainda mais saborosas. Lembrando que, esse processo é mais complicado e demorado que os queijos comuns, por isso, tenha paciência! O resultado vai fazer valer a pena!

1º passo: É de extrema importância começar com a pasteurização do leite. Deve ser feita em temperatura entre 60 e 65ºC de 15 a 20 minutos. Fazendo isso, a receita estará seguindo os padrões de segurança alimentar necessários para eliminar os microorganismo prejudiciais a saúde. Depois de finalizada a pasteurização, a mesma deve ser resfriada até que a temperatura de 30 a 33ºC.

2º passo: Agora, você deve retirar mais ou menos 30% do soro do leite e adicionar 20% de água de 75 a 77ºC. Faça isso devagar até que a temperatura ambiente do leite esteja entre 40 e 42ºC. Depois, mexa bastante com um garfo grande até que chegue ao ponto desejado (normalmente, nas receitas, se pede o ponto sem quebra de grãos e formação excessiva de aglomerados).

3º passo: Após a massa estar no ponto desejado, empurre-a para as bordas do tanque, ainda com o soro que restar em sua superfície. Posteriormente, ela deve seguir para a pré-prensagem (manual ou pneumática) de 20 a 30 minutos.

4º passo: Ao fim da última etapa, corte um pedaço da massa. Ela deve ser colocada em formas retangulares (sugestão), com o auxílio de dessoradores para prensagens e dessa forma, o soro será removido totalmente. Deixe a massa adormecer na prensa para que ocorra a fermentação.

5º passo: A massa deve seguir para a salga e o nível de pH deve ser entre 5,0 e 5,3. O tempo na salmoura pode variar devido ao tamanho da massa, podendo chegar entre 8 a 48 horas. Ao finalizar esta etapa, o queijo deve ser enviado para a secagem, que dura de 24 a 48 horas. Atente-se a umidade relativa do ar que deve estar próxima de 80 a 85%.

O queijo prato deve maturar por 60 dias aproximadamente. O resultado fica incrível, encontre a melhor receita e experimente este passo a passo.

Não deixe de nos contar o que achou e a experiência que teve fazendo o queijo prato caseiro.
 
Tecnologia
iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtual
Plataforma de E-commerce para criar loja virtual