logo
MENU
Quando pensamos em café da manhã ou da tarde, é impossível não lembrar de um pãozinho com manteiga, não é mesmo? E não é pra menos! Essa delicia é um ótimo acompanhamento em vários tipos de comida além de servir também como auxiliar em refogados e frituras para quem está de dieta ou prefere comer saudável!

A manteiga é rica em antioxidantes e por isso, auxilia na proteção do corpo contra os danos celulares e também ajuda na construção do sistema imunológico. Contém uma grande variedade de vitaminas e minerais que combatem infecções fúngicas no organismo, entre vários outros benefícios para a saúde e uma boa alimentação.

Mesmo sendo tão benéfica para a saúde, muitas pessoas preferem fazer a sua própria manteiga caseira do que comprar nos mercados pelo fato de ser industrializado, isso é bem comum. Pensando nisso, preparamos uma receita de manteiga caseira que pode ser feita com apenas um ingrediente: o leite!

Se interessou? Então continue lendo para aprender como fazer manteiga em casa!

Ingredientes:

Apenas LEITE (separe 2 litros).

Modo de fazer:

Em um recipiente grande, adicione os 2 litros de leite e leve à geladeira por 12 horas.

Com uma colher, retire a nata formada no leite cuidadosamente e reserve em outra vasilha com tampa.

É necessário repetir esse mesmo processo por alguns dias até que consiga obter aproximadamente 1/2 litros (ou mais) de nata.

Ao obter a quantidade desejada, despeje a nata em uma garrafa de vidro esterelizada, tampe bem e agite-a bastante! Pode chacoalhar sem medo.

Quanto mais você balançar a garrafa, mais a sua manteiga ganhará textura e consequentemente um sabor diferenciado!

O processo pode ser cansativo, por isso, balance a garrafa a cada 1 ou 2 horas. Assim, você não ficará com os braços doloridos.

A manteiga, depois de um tempo e de ser bastante chacoalhada, formará grumos. Pegue uma peneira e em outro recipiente, retire todo o líquido da garrafa.

Agora que você separou o líquido da manteiga, molhe as suas mãos em água bem gelada e pegue a manteiga. Você pode moldá-la como preferir.

''Lave'' a manteiga com um pouquinho de água fria para a retirada de qualquer resto de soro.

Coloque sua manteiga em um recipiente adequado e leve à geladeira até que endureça bem!

Aí está, uma manteiga caseira, saudável e deliciosa!

Se você fizer em sua casa, não deixe de nos contar como ficou e qual foi sua experiência!


 
Tecnologia
iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtual
Plataforma de E-commerce para criar loja virtual